top of page
  • Foto do escritorSoul Paliativo

3 Mitos sobre o Cuidado Paliativo


“Cuidados Paliativos é quando não há mais o que se fazer pelo paciente”

“Cuidado Paliativo antecipa a morte”

“Cuidado Paliativo é só para paciente oncológico”



Você já ouviu essas frases? Elas são mitos! Veja por quê:


1- O Cuidado Paliativo reafirma o sujeito como foco do cuidado, não abordando apenas a doença, mas buscando estratégias para proporcionar funcionalidade, dignidade e bem-estar. Logo, quando o foco do cuidado é o indivíduo e não a doença, há muito o que se fazer!

2- O Cuidado Paliativo é uma abordagem que reafirma a vida. E como parte da vida, não se nega a finitude humana, mas se prepara o indivíduo e família para vivenciar com qualidade todos os dias de vida, assim como atravessar o processo de luto quando a morte vier a ocorrer. Dessa forma, não é abordagem paliativa antecipar a morte.

3- Apesar dessa abordagem ser mais consolidada em pacientes oncológicos, os Cuidados Paliativos devem ser ofertados a qualquer paciente (criança, adulto, idoso) diante de uma doença ameaçadora da vida, como nos casos da presença de uma doença crônica, progressiva e/ou incurável. É preferível que ocorra desde o diagnóstico e junto ao tratamento curativo, para que o indivíduo e família possa se beneficiar precocemente dessa abordagem.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page