top of page
  • Foto do escritorSoul Paliativo

3 Verdades sobre o Cuidado Paliativo


“O Cuidado Paliativo preza pela autonomia e bem-estar dos sujeitos.”

“Cuidado Paliativo não acontece só em hospital.”

“O Cuidado Paliativo se inicia desde o diagnóstico do paciente.”


Tudo isso é verdade!


1- O Cuidado Paliativo é a assistência que ajuda o paciente e seus familiares a lidar com questões físicas, psicológicas, sociais e espirituais; com seus medos, suas expectativas, necessidades e esperanças desde o diagnóstico de uma doença ameaçadora da vida, prezando por sua autonomia, funcionalidade e bem-estar.


2- A necessidade de Cuidados Paliativos deve estar presente em todos os níveis de atenção (primário, secundário e terciário), logo devemos encontrar essa abordagem nas unidades básicas de saúde, ambulatórios, upas e hospitais. Gestores municipais, estaduais e federais também devem criar estratégias para implementação desses cuidados!


3- O Cuidado Paliativo deve ser ofertados a qualquer paciente (criança, adulto, idoso) diante de uma doença ameaçadora da vida, como nos casos da presença de uma doença crônica, progressiva e/ou incurável. Preferivelmente que ocorra desde o diagnóstico e junto ao tratamento curativo, para que o indivíduo e família possa se beneficiar precocemente dessa abordagem.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page